Saber inglês. O que se ganha e o que se perde?
Eu não quero trazer estatísticas ou informações cientificas sobre saber ou não saber inglês.
Meu objetivo é contar a minha experiência pessoas, afinal eu uso o idioma e mesmo sendo minha profissão, eu tenho outros ganhos por saber falar inglês e é isso que quero dividir com vocês.
Infelizmente no Brasil, diferente de muitos países do mundo, falar um segundo idioma não é obrigatoriedade da educação na escola, principalmente quando falamos de educação publica.
Sendo realista. O governo mal da conta de dar o básico para a população.
Para aprender inglês no Brasil, falando de forma generalista, afinal de contas existem pessoas autodidatas (nunca foi o meu caso) e uma faixa da população de classe mais alta pode bancar escolas bilíngues desde cedo, é necessário fazer investimento de tempo e dinheiro.
Se você já optou por fazer isso ou se pretende estudar, é interessante que saiba o que você vai ganhar ao fazer esse investimento independente do motivo que te levou ou leva a pensar nisso.
Eu nem consigo imaginar minha vida sem saber falar inglês.
A começar pelo mercado de trabalho. Seja na área que for o inglês é sempre um diferencial senão uma exigência. Saber inglês garante salários maiores, crescimento profissional e oportunidades.
Hoje em dia, uma coisa que tem me chamado atenção, são os pais de crianças abaixo dos 7/8 anos. Como inglês tem se tornado cada vez mais importante e mais comum em escolas particulares e as crianças pequenas já nascem touch screen e super conectadas, os pais ficam nervosos em não conseguir acompanhar. Eu ainda não sou mãe, mas eu adoraria entender o que meu filho está assistindo, a mensagem do vídeo, o que está aprendendo na escola, ajuda-lo nos deveres.
Se você adora viajar assim como eu, qualquer lugar que você imagine vai ter inglês pelo menos como segunda língua local. Inglês é o idioma do turismo e eu mesmo já me livrei de várias enrascadas e problemas por saber falar inglês, desde o aeroporto até perdida no meio da rua. Quando falamos de América Latina, ainda conseguimos nos virar com um portunhol, apesar de que quando visitei o Peru foi o inglês que me ajudou, mesmo eu tendo nível intermediário de espanhol. Se você pensar em o que pode ou não pode em um lugar, placas indicativas, de transito, em portos e aeroportos, museus, etc sempre você encontrará na língua nativa do lugar e embaixo a tradução em inglês.
Agora se você não for lá um amante de viagens, mas adorar tecnologia, mesmo que apenas por hobbie, as maiores novidades sempre veem de fora e se vem de fora veem em inglês. Desde publicações sobre o assunto aos manuais. O mesmo serve para quem adora jogar vídeo game e jogar online.
Nesse momento, confesso que ando viciada em jogar stop online e entre um jogo e outro aparecem comerciais de outros jogos online e todos eles em inglês. Muitos aplicativos também são em inglês e muitos não têm tradução. Eu uso vários assim e mesmo que tenham, às vezes o próprio slogan ou nome é em inglês e eu ficaria muito brava de não entender.
Outro exemplo que saber inglês pode ser bem legal. Roupas!!!! Parece besteira, mas inúmeras camisetas vêm com dizeres em inglês. Você já parou para analisar que mensagem você está passando? Eu já vi cada coisa esquisita por aí RS!!!!
O mesmo serve para maquiagens, artigos esportivos, etc. Muita coisa que usamos hoje em dia vem de fora. Com a globalização, os artigos importados tomaram conta e não é de hoje.
Outro bom motivo é se manter informado e em relação a isso eu poderia escrever um texto enorme só falando dessa parte. Se você pensar em artigos científicos, livros e artigos profissionalizantes, etc muita coisa nem chega por aqui e muitas outras passam por traduções nem sempre tão fieis e se você não consegue comparar, não tem como ser critico. Até para usar Apps e sites de tradução, se você não faz ideia, pode acabar usando uma grande bobagem, afinal traduções ao pé da letra muitas vezes são furadas.
E filmes? Dublagem? Pode até funcionar com as crianças, mas é uma delícia entender exatamente o que o personagem do filme está realmente falando, as piadas do seriado que traduzidas não tem a menor graça e por aí vai.
E música? Eu nem sei como seria se eu não entendesse o que estão cantando. Confesso que às vezes assistir bandas cover não é tão legal RS, mas pode ser divertido, agora entender, se emocionar com a mensagem da letra, cantar junto (e certo RS), entender o artista em um show. É muito gostoso.
De forma geral, saber inglês trás independência, liberdade e portas abertas. Todo nosso mundo se duplica e engrandece, sem contar que faz um bem enorme para o cérebro e a memória.
Vale a pena pagar o preço financeiro e de tempo? Vale. Vale cada segundo e espero que eu tenha conseguido passar para vocês um pouquinho disso para vocês.
A melhor parte é que aqui no Ciclus5 você consegue tudo isso em no máximo um ano.
Agora é com você!
Kisses
Bia