Por que na hora de falar eu travo e como posso evitar isso?

Eu já ouvi diversas vezes alunos reclamarem que já estudaram muito, mas na hora de falar parece que dá uma bugada tudo trava e não sai nada direito.

Será que você é um desses?

O fato é que existem diversas metodologias para o aprendizado de idiomas e algumas funcionam para uns, outras para outros e com dedicação e um mínimo de esforço, todas elas agregam de alguma maneira, mas o fato é:

Para falar inglês você precisa ter elementos para isso e treinar.

Sinto te dizer que não existem milagres e sim treino e constância.

Não importa o quanto você estude de técnica. Técnica jamais irá substituir treino.

Sabe aquela história de treino é treino e jogo é jogo, pois é!

Para começar a história, inglês é um idioma mais “pobre” e por isso você PRECISA se dedicar a ter elementos como gramática, vocabulário e pronuncia para começar a montar as coisas. O Speaking realmente precisa que aí na sua caixinha do inglês você tenha esses elementos a disposição.

Depois de ter alguma base , está na hora de “dar a cara a tapa”.

Não dá para aprender a dirigir um carro sentado numa bicicleta, a mesma coisa é falar. Só se aprende a falar, falando e você vai errar sim e está tudo bem.

Como eu costumo dizer: Primeiro você vai falar inglês igual índio mesmo, depois você vai evoluindo para um índio descolado e depois chegará na fluência e não dá para pular etapas.

Mas ok! Depois de um pouco de realidade, vamos focar em soluções e maneiras de acelerar isso.

Então vamos a algumas dicas que podem facilitar seu aprendizado de Speaking e amenizar as travadas.

  1. Use shower conversation (marcar a matéria que falamos disso). Eu vivo falando dessa técnica, mas se você não conhece ainda, se liga na matéria que explicamos como fazer.
  2. Procure alguém que já fale um pouco melhor que você e proponha uma parceria para treinar. Você pode usar o WhatsApp para isso. Troquem áudios, estipulem as regras e se joguem.
  3. Fale sozinho. Você pode fazer isso no carro, em casa, de frente para o espelho. Tente reproduzir aquilo que está vendo, suas tarefas, frases que você sempre diz, pedidos, etc. Vai treinando aquilo que você está aprendendo.
  4. Grave-se falando inglês, um pequeno texto, o refrão de uma música, frases soltas, depois, assista/ouça e veja sua evolução semana após semana. Não se sinta mal, pode ser estranho nas primeiras vezes que você se ver/ouvir, mas quanto mais você fizer, mais natural vai ficar.
  5. Treine a leitura de textos focando na sua pronuncia, mas leia alto. Assim você vai se acostumando com a sua voz em inglês.
  6. Pegue sua série, filme, vídeo favorito e repita frases. Vá tentando reproduzir aquilo que você está ouvindo.
  7. Invente histórias e se conte em voz alta. É super importante que você crie situações para ganhar autonomia na hora de falar.
  8. Se faça perguntas que você acredita que pode acontecer na vida real e resposta suas próprias perguntas. É uma maneira de se preparar para situações da vida real.
  9. Use a internet a seu favor. Existem diversos Apps, sites e afins que colaboram com esse treino. Se você não é muito criativo, você pode buscar perguntas em inglês e se responder. Não se preocupe se está fazendo certo ou errado, o importante aqui é fazer.
  10. A mais importante de todas as dicas!!!!!!!!!!!!! Não encane com o seu sotaque. Sotaque faz parte de quem você é e da sua língua nativa. Acredite: Em muitos lugares eles acham lindo ouvir nosso sotaque. Já ouvi de tudo por aí! Deixe essa parte para quando você estiver mais habituado a falar, então aos poucos essa parte vai sendo lapidada. Se você ficar colocando empecilhos, realmente nunca vai falar inglês.

Sabendo de tudo isso, agora é mão na massa, quer dizer, boca no trombone e se jogar.

Seja gentil consigo mesmo. Todo processo de aprendizagem demanda um tempo. Dê o seu melhor e depois me conta como tem sido sua evolução.

Gostou da matéria? Compartilhe com alguém que esteja com a mesma dificuldade que você.

Duvidas, sugestões, impressões e afins?

Deixa nos comentários.

Kisses

See ya soon.

Gostou do Post ?

Deixe um comentário