Ho, Ho, Ho everybody!
Hoje é Natal… E claro que preparamos um Natal pelo mundo para vocês. Então, aproveitem a matéria pra conhecer como é comemorada essa data tão importante.
Nessa matéria vamos falar das tradições de Natal em diversos países. As receitas e guloseimas são variadas, se misturando com o misticismo e a simbologia.
No Brasil a data é comemorada no calor intenso do verão, mas a neve é presença marcante na maioria das festas do hemisfério norte. Aqui no Brasil, reunimos a família no dia 24 de dezembro, véspera do Natal, mas em outros países, como a Inglaterra por exemplo, a ceia com ingredientes e iguarias bem diferentes dos nossos aqui no Brasil, acontece no dia 25, o dia do Natal. Enquanto temos fogos de artifício pelo mundo todo, algumas tradições se diferenciam ao redor do mundo, como jogos de charadas e trajes típicos.
Nos Estados Unidos, ainda que as tradições americanas sejam parecidas com as brasileiras, eles têm costumes específicos que caracterizam o Natal por lá. Um dos destaques é como eles enfeitam o lado externo das casas com muito empenho e dedicação.
No bairro residencial de Dyker Heights, localizado no Brooklyn, bairro da cidade de Nova York, é um dos melhores lugares para ver bem de perto a tradição. Os enfeites, como papais-noéis e renas gigantes, junto com presépios, tomam conta dos jardins, telhados e muros. Adornos como bonecos, anjos, muitas estátuas e uma quantidade enorme de luzes enfeitam o bairro todo, atraindo os moradores locais e turistas do mundo.
Tudo começou na década de 1980, quando alguns vizinhos fizeram uma competição da casa enfeitada mais bonita, e acabou sendo perpetuada e é hoje marca registrada do país!
Para receber o Papai Noel, as crianças tem como costume, deixar cookies próximos a lareira ou árvore de Natal. Nos shopping centers, corais andam pelos corredores cantando músicas natalinas, que alegram ainda mais a decoração e dão mais ânimo no espirito natalino.
A ceia pode variar muito de Estado para Estado, mas as sobremesas, como torta de abóbora e as – mince pies – (tortas recheadas de frutas secas com muitas especiarias), sempre estão presentes nas mesas dos americanos.
Na Alemanha, estão presentes todos os clichês que rodam nossa imaginação em relação ao Natal… Neve, biscoitos de gengibre, muitos artesanatos e lareiras em todas as casas, tendo assim muitos costumes e tradições nessa data.
Uma tradição bem conhecida é a Coroa do Advento, uma guirlanda que suporta 4 velas, que do primeiro ao último dia do mês de dezembro são acesas simbolizando a luz trazida com o nascimento de Jesus. Há também o Calendário do Advento, que tem 24 janelas que guardam surpresas (enfeites para a árvore, doces típicos, cartas, etc.) para as crianças até a data do Natal.
A figura do astro da festa, São Nicolau, desde o início do mês de Dezembro distribui guloseimas e substitui o Papai Noel. O velhinho anda acompanhado por ajudantes, sempre com capuzes pretos que –punem- as crianças que ao longo dos anos não se comportaram muito bem. Enquanto a maioria dos países comem peru na ceia, os alemães comem ganso, que é recheado com maçã, castanhas, miúdos e farelo de pão, acompanhado de bolinhos de pão com batata e as deliciosas bolachas de gengibre.
Já os canadenses, que comemoram no dia 25, ceiam e trocam presentes. Mas para troca de presentes, a tradição de uma maneira especial… Não tem nenhum glamour na vestimenta para esperar o bom velhinho. O costume é vestir de manhã um blusão com tema natalino e ficar vestido até a hora do almoço. Eles são os – ugly sweaters -, e as famílias fazem uma competição de quem está vestindo o sweater mais feio.
Pode-se ver um grande show de luzes e fogos de artifício por todo o país, inclusive em Niagara Falls, onde 8 km são iluminados de Novembro a Janeiro para comemorar a data.
Na ceia canadense nunca falta – eggnog -, uma bebida que mistura leite, açúcar, ovos e baunilha, que pode ser servido quente ou gelado, contendo álcool ou não.
Na Inglaterra, mesmo em tempos modernos de redes sociais e todo avanço da tecnologia, os britânicos mantém a tradição de enviar cartões de natal para familiares, amigos e entes queridos para as festas de final de ano. Os cartões são encontrados por toda cidade em bancas de jornal, mercados, lojas e nos – mercados de natal-, outra tradição Inglesa. Esses mercados ocupam grande parte das cidades, onde encontramos artesanatos, comidas e bebidas típicas.
Mesmo as lojas fechando mais cedo no dia 24 e as crianças colocando biscoitos e pedaços de bolo próximo a lareira para aguardar a chegada do Papai Noel, a ceia de Natal não acontece até o dia 25, onde acontece também a troca de presentes.
O Christmas Cracker é a tradição mais esperada. E uma embalagem gigante em formato de bombom que é quebrada por duas pessoas da família, e dentro encontra-se brinquedos, coroas de papel e charadas, e tudo é usado pela família durante a ceia, que é composta de peru, legumes e purê de batatas guarnecido com molho gravy. A sobremesa mais marcante é o Christmas Pudding, um bolo recheado com frutas secas e molho de conhaque.
Demais, né? Conhecer como o Natal é comemorado em outros países é cultural e enriquecedor. Saber como uma data tão marcante é comemorado ao redor do mundo, torna tudo mais especial.
Nós desejamos um Feliz Natal para todos vocês! Que seja feliz e harmônico, como deve ser o clima natalino.
See you soon!