São inúmeros os motivos que levam as pessoas a desistirem de aprender inglês e vou ser bastante realista com vocês. A menos que você tenha um propósito claro, foco, determinação e vontade, você realmente NÃO vai aprender inglês.
Pode gastar rios de dinheiro, escolher os melhores teachers e/ou escola e até marcar o intercâmbio. O investimento financeiro não garante o aprendizado, o que garante é a sua vontade e/ou necessidade de aprender.
E sendo ainda mais honesta com vocês. Existe um fator milagroso que faz as pessoas aprenderem super rápido. Chama “água batendo na bunda”… ops!… Desculpa a falta de educação, mas essa é uma verdade que não posso deixar de citar aqui.
Se seu emprego estiver na dependência do inglês, se alguma situação pessoal depender disso, pode apostar que você vai aprender rapidinho.
Definitivamente a falta de interesse e vontade é e sempre será o maior sabotador de aprendizagem existente.
Agora se você tem os itens acima e mesmo assim está com dificuldade, eu vou citar algumas coisas que você precisa se atentar para te ajudar.
A primeira delas é TEMPO. Tempo, ainda mais nos dias de hoje, pode ser limitador, mas não pode ser impeditivo. Hoje temos uma coisa que na época que eu aprendi inglês não existia e pode ser seu maior aliado. A INTERNET e com o upgrade dos smartphones. Com isso não tem mais desculpas e o nosso trabalho aqui no Ciclus5 é usar a sua rotina por mais maluca que seja, a seu favor. Eu tenho certeza que cortando alguns hábitos que não te levam a nada, vai sobrar 15 minutinhos por dia.
A segunda é VERGONHA. Vergonha de se expor, vergonha de errar, vergonha de tentar. Como eu sempre digo: Para falar igual nativo, você vai ter que passar pelo processo e o processo consiste em falar igual indiozinho, falar como índio descolado, errar, tentar, errar de novo… Não existe aprendizado sem erro. Nós também trabalhamos técnicas para minimizar isso como a “shower conversation”, mas lembre-se: Você não aprendeu a andar sem cair.
A terceira é COMPARAÇÕES. Por que insistimos na mania de nos comparar e achar que a grama do vizinho é sempre mais verde? Entenda: Você é brasileiro e sempre será. O inglês nunca será sua língua nativa e está tudo bem. Fluente é aquela pessoa que se vira com o que tem, se comunica e consegue o que quer. Fora isso as pessoas tem processo de aprendizado diferente uma das outras, tempo diferente e você nunca vai saber o preço que a outra pessoa pagou para conquistar o que ela conquistou. Foque em você e só em você e siga as orientações passo a passo. O que interessa é você alcançar os seus objetivos e ponto final.
A quarta que vou mencionar é DINHEIRO. Novamente vou ser realista. Se você não é auto didata, vai precisar investir em um curso e quanto melhor ele for, mais vai ser necessário investir. Claro que existem cursos online gratuitos, diversos professores com dicas e tudo mais e é possível se virar assim, mas se você estiver disposto em investir, convido vocês a conhecerem as nossas opções. Levem algumas coisas em consideração como:
– Tempo de aprendizado: Muitas escolas mais baratas vão te prender por anos a fio em sala e é bem provável que após alguns anos você ainda não fale inglês. Nós temos diversos alunos com esse perfil. E lá vai dinheiro pro ralo. Vale mais a pena investir um pouquinho mais, mas de forma definitiva.
– Material didático: Muitas escolas cobram barato, mas tiram a diferença no material. Prestem atenção a isso. Aqui no Ciclus5 o material é por nossa conta.
– Matrícula: É de praxe do mercado cobrar matrícula. Nós não cobramos matricula. Você vai pagar pelas aulas que realmente fizer.
– Professores: Procure conhecer um pouco sobre a história e experiência do seu professor. Ter feito intercambio e ate falar fluente não é garantia de ser um bom professor. Bons professores tem que ter didática, experiência na pratica e conhecer muito bem o idioma, além de ser dinâmico e saber reconhecer diferentes perfis de alunos. Isso garante a qualidade da aula e os resultados.
Em resumo: Tenha vontade e motivos para aprender, pesquise antes e esteja sempre atento aos resultados, mas saiba que o aprendizado depende muito mais de você. Se você não estiver disposto a se dedicar um pouco, deixe o inglês para outro momento.
Kisses
Bia