Em Setembro é comemorado Labor Day nos Estados Unidos, então a matéria de hoje é para falarmos sobre a história desse holiday tão importante na história de desenvolvimento de diversos países. Então, prepara mais um caderno de anotações e vamos conferir juntos essa matéria.
No ano de 1886, o Dia do Trabalho teve a sua origem marcada pelo movimento do trabalhador moderno. Mas apenas 98 anos depois, em novembro de 1984 foi realizado o IV Congresso da Federação Americana do Trabalho (American Federation of Labor), em Chicago.
A conferência tinha como objetivo principal o pedido para que as empresas e o empregador diminuíssem a jornada de trabalho para oito horas diárias. Nesse acordo também estava estipulado que se o tratado da carga horário não fosse cumprido e 1º de Maio de 1886, todos os trabalhadores norte-americanos entrariam em greve. Não houve acordo e como protesto a maior parte dos trabalhadores entraram em greve. Por esse motivo, primeiro de maio ficou marcado como Dia do Trabalho e é comemorado com a finalidade de promover respeito pelos direitos dos trabalhadores ao redor do mundo. Já nos Estados Unidos, a data é comemorada na primeira segunda-feira do mês de Setembro.
Fatos – Dia do Trabalho (EUA)
• Em maio de 1886, quando foi realizada a primeira greve nos Estados Unidos, cidades como Nova York, Chicago e Cincinnati, consideradas centro dos trabalhadores dos Estados Unidos, tiveram mais de 350.000 trabalhadores aderindo ao protesto.
- A greve surtiu efeitos positivos, e como resultado, o presidente Andrew Johnson sancionou a lei Ingersoll, que determinava jornada de trabalho de oito horas para todos os trabalhadores norte-americanos.
- Em Paris, o Dia do Trabalho foi definido pela Segunda Internacional e ocorreu durante o Congresso do Trabalhador Socialista, no ano de 1889. E foi graças a greve de 1886, nos Estados Unidos, que se consagrou a celebração do Dia Internacional do Trabalho.
- Um fato marcante foi a Revolta de Haymarket, que ocorreu quatro dias antes da primeira greve. O fato aconteceu em Chicago e neste protesto participaram mais de 20.000 trabalhadores e acabou em tragédia durante a explosão de um explosivo, com pelo menos doze mortos e milhares de feridos. A identidade da pessoa que arremessou a bomba jamais foi revelada, diversos trabalhadores foram presos e até mesmo condenados à morte. Ao menos sete pessoas foram mortas sendo enforcadas em 11 de novembro de 1887.
- Alguns países, como Estados Unidos e Canadá, a data é comemorada na primeira segunda-feira de Setembro. Já na Austrália, a celebração ocorre na primeira segunda-feira de Outubro.
• Um Congresso Internacional foi realizado em 1890, em Berlim. A partir daí houve a necessidade de estabelecer um organismo internacional para tratar sobre os Direitos dos Trabalhadores. Desta forma nasceu a Organização Internacional do Trabalho (OIT) que está sob controle das Nações Unidas.
- Nas principais cidades do mundo, existem marchas que são conduzidas pelos sindicatos.
- Na cidade de La Plata, na Argentina, fica localizado o Museu dos Trabalhadores. Neste local ficam conservador diversos elementos que tem relação com o surgimento do Dia do Trabalhador.
- Existem vários monumentos ao redor do mundo em homenagem aos trabalhadores. O monumento dos “Trabalhadores Caídos de Astilheiro em 1970”, localizado na Polônia, é um exemplo para citarmos. Já na América Latina, existem outros, como: Monumento aos Trabalhadores, em Ciudad Juarez, no México; Tributo Memorial para os Homens e Mulheres Trabalhadores em Manágua, Nicarágua; Monumento Canto ao Trabalho, em Buenos Aires, Argentina.
• Temos algumas obras audiovisuais que contam um pouco melhor sobre os direitos dos trabalhadores e elementos que cercam a indústria com acontecimentos marcantes, sendo algumas delas:
Tempos Modernos (1936) – Sinopse:
Dirigido por Charles Chaplin. Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Inside Job (2010) – Sinopse:
Dirigido por Charles Ferguson. Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico.
Conhecemos um pouco do surgimento dessa data comemorada mundialmente. Todas as grandes revoluções históricas necessitam de muita luta, mas que ficam marcadas na cultura de um país e acabam muitas vezes transcendendo fronteiras, como no caso do Labor Day.
Espero que vocês tenham gostado da matéria. E para interagirmos, comenta aqui como é comemorado o dia do trabalho na sua Cidade, Estado e/ou País.
Happy Labor Day and enjoy it!