Meu filho ama Inglês, mas eu sou uma porta!!!!
Alguém já se deparou com essa situação?
Hoje em dia com as facilidades eletrônicas que disponibilizamos para os nossos pequenos não é difícil encontrarmos crianças que AMAM e aprendem muito com uma língua estrangeira! Vejo por exemplo, o meu filho de 3 anos, que se interessa muito por línguas, já dando os seus primeiros passos no Inglês usando palavras soltas que ele aprendeu dentro de frases na língua portuguesa (nossa língua materna).
E isso é um problema? Claro que não!!! Ele está adquirindo conhecimento, e com ele a confiança de usar da forma que consegue e com as ferramentas que possui. Então por aqui é fácil vermos frases como: Mommy cadê o meu número one? E como eu reajo? I don’t know where it is, but let’s find it together! É claro que a minha situação é mais confortável ( E até mesmo a de meu esposo), pois ambos temos o Inglês como segunda língua, e muitas vezes a utilizamos dentro de casa para conversar sobre algo que não queremos que nosso filho entenda ( E nessa pegada teremos que pensar em uma nova estratégia daqui um tempo). Mas aí você me pergunta? E com o fico eu que não falo nada de Inglês e nem entendo nada?
Calma! Respire fundo e parta para ação!
Vou citar um outro exemplo para elucidar ainda mais a vida de nossos pequenos globalizados! Como disse anteriormente meu filho simplesmente ama línguas. Outro dia estávamos brincando e ele me disse: – Mamãe, aqui tem “adim”. Qual foi a minha surpresa ao reconhecer que não fazia ideia do que ele estava falando? Pedi diversas vezes que ele repetisse! E depois de repetir umas 5 vezes e perceber que eu não estava entendendo, ele usou suas ferramentas (que ainda são poucas e limitadas) e disse: Mamãe, aqui tem one! Mostrando com o dedo indicador o número 1! Naquele momento pensei… Já sei o significado de “adim”, agora preciso saber de onde veio isso! E corri para o meu melhor amigo nos dias atuais, o Google! Ao digitar “adim” outras palavras aparecem juntas. Adim , Dva, Tri e por aí segue, então nesse momento me dei conta de que o meu pequeno estava usando o russo para se comunicar!
Não conheço a língua e isso me gerou uma certa estranheza. Eu poderia ter tentado persuadí-lo a não usar mais esse idioma ( afinal, eu não o conheço), mas como boa pedagoga com mais de 13 anos de experiência em educação bilíngue e estudiosa sobre aprendizagem de segunda língua que sou, corri atrás do meu prejuízo e fui aprender ( ao menos os números, rs).
O que quero dizer com tudo isso? Que as vezes temos o hábito de ignorar aquilo que por nós é desconhecido ao invés de irmos em busca de novos conhecimentos!
Então o que fazer se você se deparar com uma situação dessa com o seu filho?
Tenho algumas dicas que poderão te ajudar!
- Utilize sempre o áudio original ao assistir algum filme ou desenho
Para começar a acostumar seu ouvido ao novo idioma, coloque seus programas favoritos ( ou o de seu filho) no áudio original, e sempre que possível peça a ajuda do seu filho. Torne esse momento, mais um momento de interação entre vocês!
- Utilize legendas no idioma original.
A princípio pode parecer difícil, mas temos nas palmas de nossas mãos uma potente ferramenta, que certamente nos auxiliará nas buscas pelo entendimento, o nosso amigo Google. Use e abuse! Busque por sites e plataformas de confiança.
- Utilize essas palavras aprendidas.
Pode parecer difícil no começo, mas com a prática vai ficando cada vez mais fácil. Aprendeu uma nova palavra, use o famoso baby steps ( passos de bebê) e introduza esse novo vocabulário em seu cotidiano, assim como fazem os pequenos.
- Que tal se aprofundar nesse novo idioma?
Ao se deparar com a demanda do seu filho por um novo idioma, que tal se questionar se talvez esse não seja esse um ótimo momento e incentivo para você concretizar aquele antigo plano de estudar um segundo idioma? Você pode se surpreender consigo mesmo!
Desse momento de lazer com seu filho, pode surgir uma nova paixão e com ela o aprendizado!
Estamos sempre em busca de mais tempo de qualidade com os nossos pequenos, e talvez possamos usar o interesse deles por uma segunda língua como mais uma maneira de estabelecer vínculos afetivos e duradouros!
Usar esses momentos de aprendizado para ambos, fará com que vocês criem interesses em comum. Quando temos interesses em comum, fica mais fácil acharmos um ponto de equilíbrio entre a nossa rotina insana e os momentos de lazer e prazer ao lado de quem amamos.
Vale lembrar que esses momentos podem e devem ser regados de muitas brincadeiras. Aprenda uma música em inglês que seu filho adore! Cantem e dancem juntos. Leia histórias pequenas e de frases curtas no segundo idioma ( de novo aqui você pode se surpreender com a sua capacidade de aprendizagem). Torne esses momentos ao lado dos seus filhos enriquecedoras para todos!
Vai lá tentar e depois volta aqui para me contar como foi! E se tiver alguma dúvida manda pra gente, pois ela pode virar tema para outros posts!
Kisses
Teacher Taty