Como ajudar as crianças com idiomas?

Meu filho ama Inglês, mas eu sou uma porta!!!!

Alguém já se deparou com essa situação?

Hoje em dia com as facilidades eletrônicas que disponibilizamos para os nossos pequenos não é difícil encontrarmos crianças que AMAM e aprendem muito com uma língua estrangeira! Vejo por exemplo, o meu filho de 3 anos, que se interessa muito por línguas, já dando os seus primeiros passos no Inglês usando palavras soltas que ele aprendeu dentro de frases na língua portuguesa (nossa língua materna).

E isso é um problema? Claro que não!!! Ele está adquirindo conhecimento, e com ele a confiança de usar da forma que consegue e com as ferramentas que possui. Então por aqui é fácil vermos frases como: Mommy cadê o meu número one? E como eu reajo? I don’t know where  it is, but let’s find it together! É claro que a minha situação é  mais confortável ( E até mesmo a de meu esposo), pois ambos temos o Inglês como segunda língua, e muitas vezes a utilizamos dentro de casa para conversar sobre algo que não queremos que nosso filho entenda ( E nessa pegada teremos que pensar em uma nova estratégia  daqui um tempo). Mas aí você me pergunta? E com o fico eu que não falo nada de Inglês e nem entendo nada?

Calma! Respire fundo e parta para ação!

Vou citar um outro exemplo para elucidar ainda mais a vida de nossos pequenos globalizados! Como disse anteriormente meu filho simplesmente ama línguas. Outro dia estávamos brincando e ele me disse: – Mamãe, aqui tem “adim”. Qual foi a minha surpresa ao reconhecer que não fazia ideia do que ele estava falando? Pedi diversas vezes que ele repetisse! E depois de repetir umas 5 vezes e perceber que eu não estava entendendo, ele usou suas ferramentas (que ainda são poucas e limitadas) e disse: Mamãe, aqui tem one! Mostrando com o dedo indicador o número 1! Naquele momento pensei… Já sei o significado de “adim”, agora preciso saber de onde veio isso! E corri para o meu melhor amigo nos dias atuais, o Google! Ao digitar “adim” outras palavras aparecem juntas. Adim , Dva, Tri e por aí segue, então nesse momento me dei conta de que o meu pequeno estava usando o russo para se comunicar!

Não conheço a língua e isso me gerou uma certa estranheza. Eu poderia ter tentado persuadí-lo a não usar mais esse idioma ( afinal, eu não o conheço), mas como boa pedagoga com mais de 13 anos de experiência em educação bilíngue  e estudiosa sobre aprendizagem de segunda língua  que sou, corri atrás do meu prejuízo  e fui aprender ( ao menos os números, rs).

O que quero dizer com tudo isso? Que as vezes temos o hábito de ignorar aquilo que por nós  é desconhecido ao invés de irmos em busca de novos conhecimentos!

Então o que fazer se você se deparar com uma situação dessa com o seu filho?

Tenho algumas dicas que poderão te ajudar!

  • Utilize sempre o áudio original ao assistir algum filme ou desenho

Para começar a acostumar seu ouvido ao novo idioma, coloque seus programas favoritos ( ou o de seu filho) no áudio original, e sempre que possível peça  a ajuda do seu filho. Torne esse momento, mais um momento de interação  entre vocês!

  • Utilize legendas no idioma original.

A princípio pode parecer difícil, mas temos nas palmas de nossas mãos uma potente ferramenta, que certamente nos auxiliará nas buscas pelo entendimento, o nosso amigo Google. Use e abuse! Busque por sites e plataformas de confiança.

  • Utilize essas palavras aprendidas.

Pode parecer difícil no começo, mas com a prática vai ficando cada vez mais fácil.  Aprendeu uma nova palavra, use o famoso  baby  steps ( passos de bebê)   e introduza esse novo vocabulário em seu cotidiano, assim como fazem os pequenos.

  • Que tal se aprofundar nesse novo idioma?

Ao se deparar com a demanda do seu filho por um novo idioma, que tal se questionar se talvez esse não seja esse um ótimo momento e incentivo para você concretizar aquele antigo plano de estudar um segundo idioma? Você pode se surpreender consigo mesmo!

Desse momento de lazer com seu filho, pode surgir uma nova paixão e com ela o aprendizado!

Estamos sempre em busca de mais tempo de qualidade com os nossos pequenos, e talvez possamos usar o interesse deles por uma segunda língua como mais uma maneira de estabelecer vínculos afetivos e duradouros!

Usar esses momentos de aprendizado para ambos, fará com  que vocês criem interesses em comum. Quando temos interesses em comum, fica mais fácil acharmos um ponto de equilíbrio entre a nossa rotina insana e os momentos de lazer e prazer ao lado de quem amamos.

Vale lembrar que esses momentos podem e devem ser regados de muitas brincadeiras. Aprenda uma música em inglês que seu filho adore! Cantem e dancem juntos. Leia histórias  pequenas e de frases curtas no segundo idioma ( de novo aqui você pode se surpreender com a sua capacidade de aprendizagem). Torne esses momentos ao lado dos seus filhos enriquecedoras para todos!

Vai lá  tentar e depois volta aqui para me contar como foi! E se tiver alguma dúvida manda pra gente, pois ela pode virar tema para outros posts!

Kisses

Teacher Taty

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