Ilha de Alcatraz

Hi there!

Hoje vamos falar um pouco sobre a pitoresca Ilha de Alcatraz.

A ilha de Alcatraz, ou Penitenciaria Federal de Alcatraz, também apelidada de “The Rock”, foi uma maior prisão de segurança máxima localizada na baia da cidade de San Francisco, no estado da California e fica a dois quilômetros da costa.

Inaugurada em 11 de Agosto de 1934, operando por 29 anos, quando teve suas atividades encerradas em 21 de Março de 1963.

“A Rocha” se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade e é administrada pelo Serviço Nacional de Parques.

Construída para encarcerar prisioneiros problemáticos e de mau comportamento em prisões federais, abrigou ao todo 1576 prisioneiros e assim tornou-se uma das prisões mais notórias do mundo.

Dentre os prisioneiros estavam os famosos criminosos norte-americanos Al Capone, Robert Franklin Stroud, Bumpy Johnson e James J. Bulger.

Mas a ilha não era só uma prisão, servia também de casa para a equipe do escritório de prisões federais e suas famílias.

Durante os anos de operação da penitenciaria, 36 detentos realizaram 14 tentativas de fuga.

A mais conhecida e bem sucedida fuga foi em Junho de 1962, realizada pelos detentos Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin, prisioneiros do Bloco B, onde atrás das celas havia um corredor de serviços de 91 centímetros de largura.

O concreto, já danificado pela umidade, foi esculpido, sendo usado como ferramentas uma colher, que foi soldada com a prata de uma moeda, e também uma furadeira elétrica improvisada do motor de um aspirador de pó roubado da prisão.

O trabalho foi feito durante a hora da musica, quando eram tocados acordeões.

A rota da fuga foi conduzida através de um tubo de  ventilação, onde foi feito um poço para os prisioneiros entrarem, um de cada vez.

Com capas de chuva, também roubadas, os detentos construíram uma jangada inflável.

Ate hoje não se sabe o destino dos fugitivos, uns acreditam que morreram afogados nas águas gélidas da baia, outros que conseguiram fugir para outro pais, como por exemplo os irmãos Anglin, que em 2010 foi cogitado estarem no Brasil. Os prisioneiros continuam na lista de procurados do FBI, órgão que investigou a fuga.

A fuga foi tão bem planejada que em 1979 foi tema do filme “Fuga de Alcatraz”, tendo o ator Clint Eastwood no papel do detento Frank Morris. A fuga repercutiu mundialmente e acabou afetando a reputação da penitenciaria. A ma reputação e o alto custo de manutenção foram, dentro outros, motivos pelos quais, em 1963, a penitenciaria foi desativada.

A Rocha era formada por 4 blocos, a casa de detenção de 3 andares, o escritório do diretor, a sala de visitação, biblioteca e barbearia. As celas eram primitivas e quase sem privacidade, medindo 2,7 por 1,5 metros, onde tinham a cama, lavatório, escrivaninha e o toalete.

Por causa do abuso racial, que era forte, os afro-americanos eram separados dos outros detentos. Os piores detentos, assim como os de mau comportamento iam pro Bloco D, onde no final do corredor havia 5 celas que eram chamadas de “O Buraco”, as solitárias, como forma de punição. Em um prédio próximo a penitenciaria, eram localizados o refeitório e a cozinha, o hospital ficava no andar de cima desse prédio.

Se estiver planejando uma viagem para California, e gostar de aventuras e lugares históricos, inclua a cidade de San Francisco com todo seu charme e claro, a famosa ilha de Alcatraz. A ilha recebe 1,5 milhões de visitantes por ano.

Para chegar ate a ilha, você tem que ir ate o Pier 33 e fazer uma viagem de 10 minutos num ferry boat. Chegando ao destino, o visitante passa por diversas atrações que fazem parte do complexo prisional, como por exemplo, o “Officer’s Club”, uma vila das casas dos oficiais que trabalhavam na ilha. No caminho para o “Cellhouse”, a prisão, você pode visitar a “Powerhouse”, a casa de eletricidade e o “Morgue”, necrotério, onde diz a lenda que os prisioneiros rodeiam o prédio assombrando os visitantes!

Ao chegar no “Cellhouse”, você fará um tour com áudio pelo prédio e seus arredores. O áudio está disponível em vários idiomas, sendo Português um deles e está incluso no valor do ingresso. O passeio pela ilha leva cerca de 3 horas.

Na volta da ilha, você pode visitar o “Fisherman’s Wharf e o Pier 39, famoso centro cultural, econômico e gastronômico, onde você não pode deixar de experimentar a famosa sopa de caranguejo servida no pão italiano, que é vendida em cada esquina e simplesmente imperdível e uma boa pedida para se aquecer dos ventos gelados. Há também colônias de leões marinho e navios históricos para visitação. La encontra-se também a “Ghirardelli Square”, famoso complexo onde ficava a famosa fabrica de chocolates, hoje um centro comercial com butiques e restaurantes.

Conhecemos hoje um pouco da pitoresca cidade de San Francisco e algumas de suas atrações turísticas. Se você gostou dessa matéria e quer saber mais dessa cidade encantadora, comente aqui que temos mais para te contar.

Se você já visitou a ilha de Alcatraz, conte-nos aqui como foi sua experiência. Não esqueça de compartilhar com os amigos que adoram viajar.

See you all next time!

Gostou do Post ?

Deixe um comentário