Halloween

Boooooooooooo!!!👻

O mês de Outubro chegou e é impossível não falar sobre o Halloween nos Estados Unidos! Com certeza é uma das datas mais marcantes e esperadas do calendário americano. Crianças, jovens e adultos saem de suas casas fantasiados para pedir doces, curtir as festas e aproveitar os principais eventos locais.

O Halloween é comemorado no dia 31 de Outubro nos Estados Unidos. Sobre o surgimento da comemoração, existem duas teorias sobre a origem: A primeira é um lado religioso e a segunda pende para o pagão. Então vamos lá: Quando o Papa Gregório definiu que o dia de Todos os Santos seria em 1º de Novembro, a população começou a realizar a Vigília de Todos os Santos, intitulada All Hallow’s Eve. Com o passar dos anos a comemoração ganhou notoriedade. Já na segunda teoria, partimos do princípio pagão, vindo da cultura celta. Ao fim da colheita anual, que ocorria em Outubro, a população fazia uma comemoração com trajes feios e assustadores, onde acreditavam que vestidos desta forma, os mortos não voltariam para estragar a colheira. Mas o Halloween atual é uma mistura desses dois pontos de vista, já que a data e o nome vem do catolicismo, e as fantasias de origem pagã.

Vamos começar do começo… O Halloween não é um evento patrocinado ou organizado pelo governo do país, mas sim pela própria população. Se você está planejando uma viagem, saiba que o país inteiro é incrível nesse período, existem diversas maneiras de celebrar e entrar no clima!

Quem nunca ouviu, gostosuras ou travessuras? Ou ainda melhor… Trick or Treat? As crianças e adolescentes andam fantasiados pelas ruas pedindo doces para os vizinhos. Os trajes sempre tem referências em personagens de filmes e artistas. Caso as pessoas se recusem a dar doces, a garotada sempre faz uma travessura pra se “vingar”.

Outro ponto alto também são as visitas as atrações assombradas, os parques de diversão preparam atrações e exposições para o público, o que é um ponto forte para atrair turistas de todos os lados.

Já as escolas e clubes organizam festas com foco nos adolescentes. A bagunça é garantida, depois de pedir doces, é hora de comemorar pelas ruas.

As casas estão sempre bem decoradas, inspiradas em filmes de terror, com velas de abóboras gigantes, que são as estrelas da noite, já que praticamente todas as famílias americanas compram suas abóboras para transforma-las. Em diversas cidades, existem concursos para definir quais são as melhores decorações.

Mas não são só de festas que se faz o Halloween… Existem algumas lendas por trás da comemoração também. As abóboras, por exemplo, são chamadas de Jack-o’ lanterna devido a uma lenda da Irlanda, quando Jack, um irlandês alcoólatra, recebeu uma entidade das trevas dizendo que levaria sua alma, mas ele driblou a morte. No ano seguinte, Jack morreu devido a problemas em decorrência da bebida alcoólica. Ele não foi aceito no céu pelo motivo de sua morte, mas também rejeitado no inferno por ter driblado a morte, então Jack acendeu uma vela em uma abóbora para iluminar sua alma penada!

O grande motivo do Halloween ser conhecido como o dia das bruxas é por conta da lenda das bruxas fazerem festa no dia 31 de outubro. Nesse dia, elas saíam para soltar feitiços e amaldiçoar as pessoas. Para se esconder das perseguições, elas se transformavam em gatos pretos.

Mas falar de Halloween também é falar de uma coisa que gostamos muito: COMIDA!

Além da caça aos doces, as pessoas preparam diversos pratos personalizados com abóboras, caveiras, bruxas e usam a criatividade para os “pratos horripilantes”.

Existem alguns lugares que tem um plus para comemorar o Halloween… Quem nunca ouviu falar das bruxas de Salem? Salem fica em Massachusetts. A cidade é conhecida pelo “caça as bruxas” no século XVII, mais de 150 pessoas foram presas com alegação de bruxaria e pelo menos 20 pessoas foram executadas. A cidade possui 40 mil habitantes e entre os meses de outubro e novembro recebe 500 mil turistas.

Ufa! Quanta informação legal, né? É importante ressaltar que o Halloween não é considerado feriado oficial, ao contrário do que muitos pensam, devido a grandiosidade das comemorações. Mas é claro que o fato de não ser um feriado não atrapalha em nada e o dia continua com um toque especial e pra lá de macabro.

É uma data extremamente marcante para quem já pode conhecer as comemorações na Terra do Tio Sam. E quem ainda não teve essa oportunidade, vale a pena o planejamento para comemorar como um verdadeiro norte americano.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o Halloween e que, de alguma forma, vocês possam comemorar esse ano, tá? Da sua maneira, mas o importante é entrar na brincadeira e participar de algo histórico e que tem muita informação por trás da data!

Se você já passou Halloween nos Estados Unidos, conta aqui pra gente. Ou se você tem uma história MACABRA pra contar sobre o Dia das Bruxas, independente de onde ocorreu, comenta aqui também.

Happy Halloween!

Gostou do Post ?

Deixe um comentário