Disneyland

Hoje nós vamos viajar para a Disneyland, local onde os sonhos e as emoções não tem idade. Onde você acredita na magia e pode reviver suas memórias da infância.

Sejam todos bem-vindos para conhecer essa história que inspira e estimula um dos sentimentos mais lindos que temos: o poder de sonhar!

Há 65 anos, mas precisamente no dia 17 de Julho de 1955, era inaugurada a Disneyland na pequena cidade de Anaheim, no Estado da Califórnia.

Mesmo com a fama de Walt Disney devido ao sucesso de seus filmes, a inauguração da Disneyland mudou a história da empresa na época, incluindo a expansão para Disney World, que aconteceria alguns anos depois.

Tudo começou porque Walt Disney levava suas filhas a amusement parks* quando crianças. As meninas brincavam nas atrações e os pais as esperavam do lado de fora, foi quando em uma ocasião, enquanto brincavam no Carrossel do Griffith Park, localizado em Los Angeles teve a seguinte ideia: “Um parque onde toda a família pudesse se divertir junta seria mais interessante, não?”

Com a ideia na cabeça, Walt Disney começou a buscar formas de dar vida ao projeto, que no início tinha o nome de Mickey Mouse Park. Na época, a emissora ABC topou ajudar com a construção do parque em troca de um programa semanal aos Domingos, chamado Disneyland sob apresentação de Walt Disney.  

Bingo! A estratégia foi uma jogada de mestre, porque além de conseguir o financiamento para o seu parque, Walt Disney teria espaço para fazer propaganda do seu business* todos os domingos de manhã, com a audiência de milhões de americanos.

Mas nem tudo são flores e no dia da inauguração para a imprensa, que foi transmitida ao vivo pela ABC, um desastre aconteceu. Foram distribuídos para os convidados um total de 11 mil ingressos, mas por algum motivo, mais de 30 mil pessoas conseguiram acesso ao parque utilizando ingressos falsos.

Obviamente, além da superlotação inesperada, vários fatores contribuíram para que tudo saísse do eixo na inauguração, que teve tanta repercussão que foi batizada pelos executivos da Disney como Black Sunday*.

A Disney precisou escolher o que iria funcionar entre os bebedouros e os banheiros, já que tinha uma greve dos encanadores na cidade. Logicamente, o escolhido para funcionar foi o banheiro, então nenhum bebedouro tinha água. Vale lembrar que estava no verão, num calor de 38 graus, considerado acima do normal. O asfalto, por exemplo, pregou uma peça nas mulheres, porque tinha sido colocado naquela manhã, não estava seco o suficiente e os saltos dos sapatos afundavam no asfalto.

Depois do fiasco do opening day*, o parque abriu para o público geral, no dia 18 de Julho, com todos os problemas resolvidos as filas começaram às 2h da manhã e teve como público aproximadamente 50 mil pessoas. Desde sua abertura, mais de 650 milhões de pessoas visitaram o parque.

Com o sucesso do parque, diversos hotéis e restaurantes começaram a surgir ao redor do local, o que impedia a ampliação. Por isso, no início da década de 60, Walt Disney começou a buscar um local que tivesse espaço que coubesse todos os seus sonhos.

A região central da Flórida era o local ideal por ser ponto turístico e clima agradável, o que tornava a região atrativa durante o ano todo. A região de Orlando, escolhida com lar do novo projeto, está bem localizada, próxima de estradas, o que facilitaria o acesso.

 “Aqui tem espaço suficiente para caber todas as ideias que nós pudermos imaginar” – Walt Disney disse, quando anunciou a área onde seria construída a Walt Disney World.

A Disney começou a investir e realizar as compras de terras na Florida com o nome de empresas fictícias, uma vez que os vendedores não poderiam saber quem era o comprador para que não houvesse supervalorização dos preços, e essa tática deu certo. Os primeiros 4 mil metros quadrados foram adquiridos por 80 dólares, já os últimos 4 mil metros comprados, quando Walt Disney já tinha tido sua identidade revelada, foram vendidos por 80 mil dólares.

Os cerca de 110 quilômetros quadrados comprados – é equivalente à cidade de São Francisco ou o dobro do tamanho da ilha de Manhattan. O Projeto Flórida seria anunciado em Novembro de 1965, mas a notícia acabou vazando  no final de Outubro.

O plano inicial de Walt Disney era construir um local que seria considerado uma comunidade do futuro, com muita inovação e novas tecnologias. A primeira etapa seria a construção de um parque temático (Magic Kingdom) ao norte do terreno, para atrair os turistas para a Flórida.

Com a morte de Walt Disney em 15 de Dezembro de 1966, Roy Disney, seu irmão e sócio assumiu a supervisão da construção do Magic Kingdom, que foi inaugurado em 1 de Outubro de 1971. Para homenagear seu irmão, Roy nomeou o parque como Walt Disney World.

Roy Disney não conseguiu desfrutar de todo o sucesso do parque, pois faleceu em 20 de Dezembro de 1971, menos de 3 meses após a inauguração.

Em 1 de Outubro de 1982, foi inaugurado um parque temático que englobou toda a ideia de Walt Disney e ganhou o nome de Epcot.

Em 1º de Maio de 1989 foi inaugurado o MGM Studios (atualmente, Hollywood Studios) e em 22 de Abril de 1998, inauguraram o Animal Kingdom.

Hoje o complexo Disney conta com 4 parques temáticos, 2 aquáticos, 1 centro de compras, 2 campos de golf, 1 centro de atividades esportivas e mais de 20 hotéis.

E de toda a área comprada, apenas 1/3 foi construída. Isso significa que ainda há bastante espaço para crescimento e expansões.

A história da construção da Disneyland e da Walt Disney World é grande e cheia de detalhes, mas tentamos fazer esse resumo para apresentar essa história inspiradora.

Disneyland e Disney World tornarem-se um dos maiores pontos turísticos do mundo, como pudemos perceber, então, é impossível idealizar matérias sem apresentar um pouco desse universo, que é responsável por tantas obras que consumimos durante toda essa trajetória.

Esperamos que vocês possam ter matado um pouco da curiosidade e sonhado. Nada é impossível quando se tem força de vontade, então: Arregace as mangas e venha aprender inglês!

E agora nós queremos saber: Você já esteve na Disney? Se sim, qual é o seu parque preferido?

If you can dream it, you can do it – Walt Disney.

See you next time!

TRADUÇÃO:

Amusement Parks – Parques de Diversão
Business – Negócio
Black Sunday – Domingo Negro
Opening Day – Inauguração

Gostou do Post ?

Deixe um comentário