Harry Potter

Hoje nós vamos falar de uma das sagas mais famosas do Mundo. Obra escrita pela autora britânica J.K Rowling, a série mostra as aventuras de um garoto chamado Harry James Potter, que aos 11 anos descobre que é um bruxo quando é convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O foco principal da história é sobre as amizades de Harry Potter com outros bruxos da mesma faixa etária, como Ronald Weasley e Hermione Granger. O protagonista também tem uma história muito forte com Albus Dumbledore, que é considerado o mago dos magos. Como antagonista, o Lord Voldemort, que tinha ambição de conquistar o mundo dos bruxos, a imortalidade e destruir todos que estão em seu caminho, principalmente Harry Potter, a quem tem como seu maior rival.

A narrativa da saga chamou atenção e desde o primeiro lançamento, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 26 de Junho de 1997, os livros atingiram um nível de popularidade imenso. A aclamação dos críticos foi um sucesso comercial no mundo todo. A série recebeu algumas críticas, como certo receio em relação ao tom sombrio da obra. Até maio de 2015, haviam sido vendidos 450 milhões de cópias no mundo, garantindo o best-seller da trama, que acabou sendo traduzida para 73 idiomas. Os livros “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte” foram considerados os mais vendidos da história, sendo que “As Relíquias da Morte” vendeu, em 24 horas depois do lançamento, o surpreendente número de 11 milhões de cópias nos Estados Unidos.

A temática da série alcança diversos gêneros, como fantasia, vida escolar, infância, juventude, preconceito, corrupção. Possuindo também suspense, romance, aventura e muito mistério. Segundo Rowling, a temática principal abordada é a morte.

O menino bruxo também é sucesso no cinema. Os oito filmes da série, fetos pela Warner Bros. Pictures tornou-se a obra cinematográfica mais assistida da história. O enorme sucesso garantiu com que a marca Harry Potter atingisse o incrível valor de 15 bilhões de dólares. E tem mais… A saga conquistou um parque temático chamado “The Wizarding World Of Harry Potter”, presente em diversas unidades da Universal Parks & Resorts.

A narrativa principal acontece entre os anos de 1991 e 1998, e cada livro conta a história de um ano da vida do personagem principal, o conteúdo vai modificando e amadurecendo, assim como Harry. Os livros possuem muitos flashbacks para trazer à tona as lembranças de outros personagens. Rowling criou todo um ambiente separado da realidade, mas ligado também numa relação íntima. Diferente de outras obras, o mundo mágico de Harry Potter existe paralelo a realidade.

O amor ganha destaque, sendo um dos temas mais recorrentes durante a trama, é retratado como forma de magia. Dumbledore acredita que o amor permitiu que Harry não caísse nas tentações de Voldemort, nem conseguisse apossar do corpo de Harry e foi através do amor que Voldemort é derrotado pelo garoto.

Entretanto, outro tema importante é a morte. Já no início, a morte dos pais de Potter, Lord Voldemort quer derrotar a morte conquistando a imortalidade. “Voldemort quer derrotar a morte porque todos nós temos medo dela” disse J. K Rowling.

O amor contra a morte e o bem contra o mal, dessa forma é retratado nos livros. Enquanto Voldemort realiza rituais que envolvem sangue de unicórnio para separar a sua alma através das horcruxes, Lilian Potter se sacrifica por amor, deixando uma magia em Harry, algo que Lord Voldemort nunca entenderá.

A discriminação é abordada quando os sangue-puros (descendentes de famílias inteiramente bruxas) abominam os sangue-ruim (bruxos que vieram de família de “trouxas”, que são os sem magia). Durante a Câmara Secreta, Dumbledore faz um importante pronunciamento sobre o tema: – “São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”.

Harry e Voldemort são opostos, mas também possuem semelhanças. Ambos foram órfãos criados num ambiente complicado, são ofidioglotas (bruxos capazes de se comunicarem com cobras e serpentes), além de compartilharem o dom da sabedoria, determinação e desapreço pelas regras, segundo Dumbledore.

No sexto livro, um fato desconhecido vem à tona, onde existe a explicação de Voldemort ser violento e sem humanidade alguma. Com o desenrolar da história, é descoberto que Lord Voldemort é fruto de uma poção de amor e não de uma relação construída, de fato, com amor verdadeiro, portanto, Voldemort nunca sentiria amor, compaixão ou empatia.

A autora, J.K Rowling prefere deixar que os temas abordados consigam crescer de forma orgânica na percepção do leitor. A amizade e lealdade é relatado de forma limpa e clara na relação de Harry, Ron e Hermione, que juntos, conseguem desenvolver os assuntos de forma natural de acordo com o desenvolvimento dos três personagens que passam por diversas experiências e provações em Hogwarts.

Sem sombra de dúvidas, falar de Harry Potter mexe com o coração de milhões de fãs espalhados pelo mundo. Não conseguiríamos relatar, neste espaço, a grandiosidade da obra de J. K Rowling, mas achamos que trazer um pouco de Harry Potter e algumas curiosidades sobre a saga fosse de extrema importância para você. Então, vamos lá:

– Indicações no Oscar? Sim! Toda a saga recebeu 12 indicações, mas nunca venceu nenhuma estatueta. Não é o caso de Animais Fantásticos e Onde Habitam, que recebeu duas indicações e conquistou Melhor Figurino, em 2017.

– A obra levou mais de dez anos para ser finalizada, com o arco principal seguindo a busca de Potter para superar seus conflitos com Voldemort.

– Juntando os oito filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos estão na lista das 50 maiores bilheterias de todos os tempos. A arrecadação? Cerca de US$ 8,53 bilhões. Que sucesso!

– Até o Rei do Pop caiu nos encantos da saga. Michael Jackson era um grande fã, chegou a pedir para J.K realizar um musical, que não teve pedido atendido, já que ela considerava que a ideia seria um fracasso.

– Lord Voldemort corre da morte até na origem de seu nome. Em francês pode ser traduzido como “voo da morte” ou “ladrão da morte”.

– Imagina só se Tom Felton fosse o Harry Potter ou Ron Weasley? Quase! Mas não rolou… O ator acabou sendo escolhido para ser Draco Malfoy.

– Os Dementadores, fantasmas que guardam a prisão de Azkaban, são referências a depressão e tiveram base na luta de Rowling contra a doença.

Ufa! Quanta coisa, né? Espero que tenham gostado dessa matéria pra lá de especial. E agora que nós temos certeza que você matou as saudades (ou acabou conhecendo a franquia), procura os filmes pra assistir, mas tem que ser em inglês, tá?

E lembre-se: “Pode se encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender a luz.”- Harry Potter.

Improve your listening!

See y’all!

Gostou do Post ?

Deixe um comentário