Hello my dears , How are you today ?
Aqui é a teacher Eliane. Sou colaboradora do portal Ciclus Evolution e vim aqui falar pra vocês um pouquinho dos certificados internacionais da Cambridge University e o que você pode ganhar tendo essas certificações.
Eu sou examinadora oral nível B2 – que seria o FCE (First Cambridge English Certificate. Primeiramente vou explicar para vocês as letrinhas, de forma bem simplificada, que definem o nível de Inglês do candidato de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências.
A1-Iniciante: Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.
Pode apresentar-se e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui.
Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
A2- Básico: Pode entender frases e expressões relacionadas a áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego.
Pode comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas.
Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.
B1- Intermediário: Pode entender os pontos principais sobre assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer.
Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo).
Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse.
Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições.
Além disso pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões.
B2: É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem de sua área de especialização.
Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores.
Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções.
C1-Fluente eficaz: É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e idéias implícitas.
Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada.
Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto.
C2: É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê.
Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida.
Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenos matizes de significado, inclusive em situações de maior complexidade.
Gostaria que vocês focassem no nível B2- FCE, uma vez que a partir do C1 profissionais de língua Inglesa e pessoas com objetivos acadêmicos específicos são os que mais necessitam desses níveis.
[O FCE] é uma qualificação de nível intermediário superior. Ele comprova que você consegue utilizar o inglês, escrito e falado, para trabalhar ou estudar. Assim como todos os Exames de Cambridge, o FCE apresenta resultado “aprovado” / “não aprovado” e todos os alunos considerados aprovados têm direito a um Certificado Vitalício. O FCE Cambridge pode ser feito tanto em papel como de forma digital, por meio de um computador.
Os exames Cambridge English Language Assessment não possuem validade determinada, com exceção do exame IELTS que tem validade de dois anos.
Vou dar umas dicas para se preparar para o FCE:
Treine seu listening;
Certifique-se do que fazer em cada parte da prova;
Leia artigos, textos, livros, etc;
Relaxe e respire;
Escreva textos para treinar;
Siga as redes sociais Ciclus e não perca as dicas;
Se não se sente preparado, tenha um mentor para te orientar e te guiar durante o processo de preparação;
Busque uma escola que seja Centro Aplicador na sua cidade e se inscreva .
O valor de inscrição do Cambridge varia conforme o tipo de exame. Os tipos citados neste arte-book (B2 First, C1 Advanced e C2 Proficiency) variam de R$ 800,00 a R$ 900,00.
Por fim, quais as vantagens de possuir o FCE ?
Os testes medem os níveis de domínio da língua e são aceitos no mundo todo, pelas mais diversas instituições de ensino e por empresas multinacionais.
As escolas de idiomas brasileiras não emitem certificações reconhecidas no exterior. Os cursos ofertados podem expandir os conhecimentos da língua e até fazer com que você obtenha fluência, mas não há o reconhecimento documentado do seu nível de domínio do inglês, nem mesmo em território nacional.
Você terá um diferencial IMENSO no seu currículo. Isso eu posso garantir.
Essa foi uma simples introdução sobre os certificados de Cambridge, e, principalmente o FCE. Espero que tenham gostado e fique atento aos nossos materiais e dicas aqui do Ciclus 5.
Thank you my dear
Teacher Eliane Nogueira & Portal Ciclus J