Vamos falar de Writing?

Eu sei que o foco de todo mundo é falar o idioma, mas para ser fluente é necessário saber e bem as quatro habilidades, e isso significa que além de falar, você precisa escutar, escrever e ler bem. Então hoje vamos falar de Writing?

E como já contei para vocês, falar geralmente é o último degrau da escada por ele exigir mais de nós. Para falar precisamos ter um certo nível de gramática, vocabulário e pronuncia no nosso arquivo pessoal e acredite, treinar outras habilidades também te preparam para a hora do show, que é a hora de falar.

Então hoje vamos falar de Writing, ou seja, escrever.

Escrever é um ótimo exercício para colocar aquilo que você está aprendendo em uso, além de ser uma forma sensacional de memorizar e também de trabalhar linguagem.

Além disso é uma forma de adquirir e treinar vocabulário, de agregar ainda mais conhecimento, de te ajudar a quebrar certas barreiras e não menos importante, aprender a estruturar as palavras e juntá-las de forma coerente.

Outra dica bacana e que muitos estudos dizem é que quando se escreve, principalmente a mão e não digitando, estimulamos vários pontos do nosso cérebro como criatividade, concentração, estimulamos a compreensão e nossa memória, entre outros benefícios.

E foi pensando em tantos benefícios que a escrita pode trazer tanto para seu aprendizado do idioma quanto para você como ser humano que eu preparei uma série de dicas para treinar o Writing e estimular você e dar mais passos rumo a fluência completa.

Então dá uma olhada nessas dicas, escolha suas favoritas e mãos à obra!

  • Use letras de músicas

Dificilmente você não goste de música. Pega a sua música favorita, tente transcrever a letra. Você pode pegar as próprias letras e ir conferindo se está escrevendo certo. Eu aprendi muito fazendo isso, adquiri muito vocabulário e tenho certeza que pode ser útil para você também. Quer saber como aprender inglês com música? Confira nossa matéria na íntegra!

  • Copie pequenos textos ou notícias:

Você só aprende a escrever, escrevendo…. praticando. Para começar a desenvolver sua habilidade de writing com mais tranquilidade e sem exigir muito da criatividade, experimente buscar textos em inglês de sites de notícias, revistas ou de assuntos que forem de seu interesse e copiá-los para o papel. É uma forma de ir aquecendo os motores.  Ao fazer este exercício, você será capaz de analisar como as palavras são escritas e o contexto em que elas se encaixam na frase.

  • Lembretes e anotações do dia a dia

A normal que no dia a dia, acabamos utilizando alguma ferramenta para criar pequenos lembretes, listas de tarefas, listas de compras, pequenos recados, etc.

Comece trocando esses pequenos lembretes do português para o inglês. Geralmente são coisas mais informais, até porque estamos falando com nós mesmos e exigem menos regras, menos detalhes.

É uma maneira de criar o hábito de pensar e contextualizar as ideias – mesmo aquelas rotineiras – na língua inglesa

  • Escreva parágrafos com qualquer assunto

Imagine que você está contando para alguém um assunto interessante, mas ao invés de falar, coloque no papel.

Vale contar do filme que você assistiu na semana passada, seus hobbies, seus planos para a próxima semana ou final de semana, uma situação engraçada que aconteceu com você na infância, aquelas férias inesquecíveis ou simplesmente o que você fez durante o dia.

O importante é diversificar os assuntos para não cair em uma rotina e praticar partes diferentes do idioma e também vocabulário.

Se você tiver um amigo que saiba mais e sentir vontade de mostrar e pedir umas dicas, é uma boa também.

  • Tenha um partner

Se você tiver a chance de ter um amigo(a) que também esteja aprendendo, vocês podem formar uma parceria e trocar mensagens ao longo do dia. Fazer do idioma a “buddy” language de vocês.

No primeiro momento, você deve se preocupar em conseguir se comunicar com seu amigo:

Podem ser mensagens simples e diretas e no que a interação for melhorando e evoluindo, você pode se aventurar e tentar palavras novas. Se esse amigo souber um pouco mais que você, peça a ajuda dele e feedbacks positivos que te ajudarão a melhorar.

  • Tenha um diário ou uma caixa de mensagens.

Muitas pessoas gostam de ter um diário ou uma agenda e já vi muitas pessoas fazendo pote de gratidão, escritas no espelho, etc.

Opções não faltam!

Escolha uma dessas tarefas diárias, existem até alguns livros assim (Tem um que se chama: Uma pergunta por dia. Eu tenho e é bem legal)e escreva em inglês.

  • Procure textos formais e informais.

A internet é um universo de possibilidades, basta querer.

Tente entrar em contato com textos de diferentes linguagens para ampliar seu vocabulário.

Use alguns prontos como guia e para ficar mais natural e depois busque produzir textos dessa maneira. Imagine você respondendo e-mails de trabalho ou e-mails para amigos, etc. Dessa forma você fortalecerá os dois estilos de comunicação.

E aí? Gostaram das dicas?

Escolha pelo menos uma delas e coloque na sua rotina. Mesmo que não for possível todos os dias, se você fizer 2 ou 3 vezes por semana, é muito melhor que nada. E olha… nada de medo de errar. Praticando você ficará cada vez melhor e suas escrita evoluirá de maneira constante e natural.

Se quiser mais dicas e truques para facilitar o aprendizado de inglês, você pode conferir nosso blog que temos diversas matérias sobre o tema.

E qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários ou lá no Insta @ciclus5.

Mãos à obra!

Kisses

See ya

Bia

Gostou do Post ?

Deixe um comentário