Ano novo

1º de Janeiro… Ufa! 2020 foi um ano complicado, não? Mas não tem problema, acabou! E agora vamos ver como são as celebrações para a chegada de um novo ano em váááários países.

A celebração do Ano Novo é cheia de rituais e superstições para celebrar o ano novo. Aqui estão algumas tradições das mais diferentes e curiosas pelo mundo para trazer sorte para o ano que está por vir. Cada país tem seus costumes para a virada do ano, sempre relacionadas com a origem do povo e cultura do país.

A África do Sul tem uma cultura bem diferente do Brasil na celebração do ano novo. Enquanto nós brasileiros damos as boas-vindas ao ano novo pulando 7 ondas, vestimos branco, comemos lentilha e romã, os sul africanos arremessam eletrodomésticos e móveis nas ruas como símbolo de renovação e renovação das energias da casa.

No Canadá, a virada do ano acontece no inverno, que apesar de ser bem rigoroso, não impede que as pessoas mergulhem nas águas congelantes dos rios e lagos fazendo pedidos e promessas, pratica chamada de – mergulho do urso polar – de tão congelante!

Na Grécia, uma civilização antiga que tem umas das festas mais famosas do mundo, sendo que lá o ano novo é considerado mais importante que o próprio Natal.

Para esperar a chegada do ano novo, os gregos jogam cartas e os fogos de artifício.

Já na Inglaterra, as famílias Inglesas abrem a porta dos fundos das casas para dar entrada ao recomeço. Após a meia noite, os mais tradicionais saem as ruas a procura de um homem com cabelos pretos, que entra pela porta da frente carregando sal, carvão e pão para que não falte dinheiro, aquecimento e comida.

Já na China com sua história milenar, o ano novo é comemorado com seu próprio calendário e a data pode variai de ano pra ano. Geralmente no final do mês de Janeiro ou Fevereiro, pois o período é determinado pelo calendário lunar. Cada ano novo dos chineses é regido por um símbolo de animal diferente. Cada animal tem suas características e ajudam a definir como será o novo ano.

A comemoração dura 15 dias e os chineses vestem vermelho e dourado. Para fartura, os chineses trocam envelopes vermelhos com dinheiro entre si.

Uma das tradições dos Chilenos é comer doze caroços de uvas e segundo a crença, o sabor de cada um dos caroços representa como serão os meses (doce ou amargo).

Mas uma curiosidade do Chile, na cidade de Talca, a comemoração oficial, com a presença do prefeito e atos religiosos é celebrada no cemitério da cidade!

Na Espanha a tradição é ter nas mãos 12 uvas e come-las de acordo com as badaladas que marcam a meia noite da virada. Em Barcelona, mais especificamente na Plaça d’Espanya os espanhóis celebram com um show de fogos de artifício e festival de luzes, transformando a praça em uma festa enorme.

Edimburgo, cidade do Reino Unido, tem um dos festivais mais famosos. O festival, que tem duração de 3 dias (de 30 de dezembro a 02 de janeiro) tem muita animação e tradição, com uma variedade de shows e danças típicas. A população circula pela cidade com tochas acesas e canta músicas típicas, com trajes homenageando os Vikings, que viviam na região.

Ingressos para o Edinburghs Hogmanay Festival são concorridos, iniciando suas vendas no mês de Maio.

A Índia, os hindus seguem o calendário lunar, então o ano novo hindu não é comemorado no dia 31 de dezembro e tem diferentes datas. A Festa das Luzes (Diwali) tem duração de 5 dias e é comemorada a vitória do bem contra o mal acendendo lâmpadas e velas com muitos fogos de artificio, comidas especiais e roupas novas.

As vacas, que são sagradas na Índia, recebem guirlandas e outros adornos brilhantes. As casas são decoradas com luzes coloridas, como as luzes que usamos no Natal.

Os japoneses começam as comemorações no dia 31 de dezembro, comemoração que se estende até o dia 3 de janeiro. Trajando quimonos tradicionais, é feita a primeira visita a um templo budista aproveitando para fazer orações e pedidos para o ano que vai chegar.

Joya no Kane – é um ritual feito para a contagem regressiva que é feita com 107 badaladas, e a 108ª soa a meia noite em ponto. Porque 108 badaladas? Para simbolizar os desejos mundanos da humanidade.

O dia primeiro de janeiro começa com família e amigos assistindo ao pôr do sol. Depois do espetáculo, outra visita ao templo para pegar um – Omikuji -, os famosos biscoitinhos da sorte. O primeiro chá do ano conta com jogos e brincadeiras, além de comidas especiais.

No dia 2 de janeiro, no Palácio Imperial em Tóquio, acontece a primeira aparição do Imperador acompanhado de sua família. Nos 3 dias de comemoração é decretado o – Sanganichi -, feriado nacional.

Agora que vocês já conhecem um pouco de como funciona a virada do ano ao redor do mundo, queremos saber o seguinte: Você já teve a oportunidade de passar o Réveillon em outro país?

Se sim, conta para gente como foi sua experiência. E se não teve a oportunidade: Em qual lugar você gostaria de passar a virada do ano?

Happy New Year! Have a nice year, guys!

Gostou do Post ?

Deixe um comentário