Aprendendo Inglês com música

Do, ré, mi, fá, só, lá, si…. Hoje vamos ver como é possível, e diríamos que, fundamental, a música na hora de aprender a língua inglesa. Quantas vezes por dia consumimos música em outro idioma? Quantos artistas gringos estão na nossa playlist*? Pois bem! Devemos dar a devida importância para essa ferramenta e começar a utiliza-la a nosso favor. E nessa matéria, você vai aprender como isso é possível e dicas para começar a praticar imediatamente. E aí, vamos lá?

Então, vamos descobrir como a música pode nos ajudar de forma eficaz durante o aprendizado.

            É comprovado cientificamente que a música pode ajudar alunos de segunda língua a adquirir habilidades de gramática e vocabulário, incluindo slangs*, expressões idiomáticas. Além de ser um auxiliar na pronúncia e neutralização de sotaque. Não podemos esquecer do chamado “Efeito Mozart“, que é o conceito de que ouvir música clássica estimula o desempenho de tarefas mentais, como aprender.

As músicas possuem vocabulário amplo, expressões e frases que são muito utilizadas por nativos, uma vez que esses projetos são feitos para estes, que são público alvo primário, já que as canções precisam, primeiramente, fazer sucesso em seu país de origem. A forma coloquial, casual e atual é um prato cheio para aqueles que desejam adquirir a linguagem do dia a dia, se você escolher a música correta, claro.

            Ouvir música em inglês, não deve ser utilizada apenas para o lazer, curtição e entretenimento nas horas vagas. Quando você consome esse som, você não só conhece a cultural local de determinado país, como consegue se concentrar na pronúncia, conexão das palavras/frases. Além do ritmo, tom e batidas, que são um diferencial para ter a percepção da sonoridade de outro local.

            Memorizar as palavras em sua mente é uma excelente tática de aprendizagem. As músicas têm, quase como obrigatoriedade, ficarem presas em nossas cabeças. Quantas vezes você ouviu um hit viciante daquele artista e ficou cantando na mente, whistling* e cantarolando por semanas? Além de não sair do TOP 1 das mais ouvidas no seu streaming, não é? Então, use isso ao seu favor. Escute a música e tente acompanhar as lyrics*, você pode também escrever o que entende num papel. O refrão é ótimo para memorizar e pesquisar melhor sobre aquelas frases… Muitas vezes, são usadas expressões e conexões entre as palavras para ser “chiclete”. Faça o teste e verá que num curto período de tempo, você passará a entender as músicas dos seus artistas favoritos.

            Música faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. E é justamente por estar presente em todos os momentos da vida que esses sons e palavras acabam marcando. Muitas pessoas têm uma playlist para chorar, outra para curtir, uma música com o (a) melhor amigo (a), a música do casal, a música do casamento, da festa de debutante, a música favorita da balada… Ou seja, a música é emocional, estas obras nos ajudam a liberar nossas emoções, influenciam no nosso humor e bem-estar mental e físico. E quando algo toca na sua emoção, fica mais fácil de recordar, por esse motivo, comece a separar a soundtrack* da sua vida e estude-as.

            Se tratando de música, não existem desculpas para a falta de tempo. A música é sua maior aliada no quesito facilidade durante o processo de aprendizado. Você só deve ter um eletrônico, um earphone* e consegue levar a música para o transporte público, para o carro, para o chuveiro, para a cama e até mesmo na cozinha. Sendo assim, você não precisa parar, sentar e se concentrar quando o assunto é música. Basta escolher as músicas que você gosta e ouvir repetidamente, até enjoar. Chega de desculpas que não tem tempo e comece agora mesmo, então, ótimo e longo estudo.

Como citado acima, ouvir música não é só uma questão sonora, mas também cultural. Quando você consome artistas como Madonna, Shakira, Red Hot Chilli Peppers, Bon Jovi, Queen, entre outros, você está consumindo a cultura de cada país, cada artista e cada região que estes vivem/viveram, experiências que tiveram e querem transmitir através de suas obras. Você aprende como os nativos falam, de acordo com cada região da qual pertencem e começa a ter uma noção real do idioma, sem “abrasileirar” a língua.

E depois da teoria, sempre vem a prática:

Queremos deixar algumas dicas para você começar a praticar tudo o que aprendemos até aqui. São dicas práticas, então, vamos lá:

Separe os artistas que você mais gosta

– Comece com músicas lentas, num nível intermediário para você!

– Se você começar com algo fácil demais, que já saiba, não tem sentido. Mas também se começar com algo muito difícil, como música extremamente rápida, com cantores com sotaque extremamente forte e características do tipo, você não ficará animado para o exercício

– As músicas de cantores POP, geralmente, possuem letras modernas, onde o entendimento torna-se mais “fácil”;

– É interessante começar a praticar acompanhando a letra da música, mas abandone-a breve. O legal é você escrever o que entendeu, tentar escrever a letra da música sozinho enquanto escuta e depois realizar uma comparação.

– O chorus* será seu grande aliado, já que ele é produzido para que as pessoas possam memorizar e cantarolar. Se estiver achando difícil, comece focando no refrão para não desanimar.

Obs: Uma última dica de OURO!!! Baixe o APP Lyric Training (tem site também)!!!! Não vou contar mais…. baixe e depois me diga o que achou dele. Não tem como não gostar e muito!

Esperamos que tudo o que aprendemos hoje seja de grande utilidade para melhorar o seu aprendizado. E que você consiga quebrar a rotina padrão de estudos. Agora, aproveita para começar a realizar as dicas acima aqui nos comentários, pode ser? Então, deixa aqui em baixo uma música do seu artista favorito e volte aqui para ler os comentários das outras pessoas também. Vamos fazer uma interação onde possamos, juntos, conhecer mais artistas e mais músicas para praticar.

See you soon!

TRADUÇÕES:

Playlist = lista de reprodução

Slangs = gírias

Lyrics = letra de música

Soundtrack = trilha sonora

Earphone = fone de ouvido

Chorus = refrão

Gostou do Post ?

1 comentário em “Aprendendo Inglês com música”

Deixe um comentário