Não é novidade que a língua inglesa abre muitas portas e cada dia se torna mais essencial no mercado de trabalho.
Essas informações são bastante conhecidas, mas esse texto serve para aprofundar ainda mais esse assunto e trazer alguns dados importantes.
No mercado de trabalho, o inglês virou atributo essencial para a conquista da maioria das vagas de nível universitário, além de um diferencial na hora da escolha do candidato. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “perdi a oportunidade porque não sei inglês”. O fato é que mesmo que o candidato não vá utilizar o inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente o fato de saber inglês, já é um diferencial em seu currículo e se o contratante tiver dois candidatos igualmente capazes de exercer a função e um deles tiver inglês no currículo, o contratante não pensará duas vezes em quem escolher para a vaga.
Pesquisas salariais revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de 30% a mais em relação ao salário de outra que tenha apenas um idioma.
Sendo um pouco mais especifica nessa informação, mas que certamente esses dados já sofreram alterações, tendo em vista que estamos em 2020, Em 2016, a Catho (site brasileiro de classificados de empregos) fez uma pesquisa sobre a diferença salarial entre quem é fluente em língua inglesa e quem tem conhecimentos básicos. Os resultados mostram que em um cargo de coordenação, quem tem maior conhecimento do inglês ganha 61% a mais. Em cargos de diretoria, esta diferença salarial é de 42%. Nos cargos de gerência a diferença aumenta em 57% e nos cargos de supervisão temos 43%. Se analisarmos bem, o trabalhador que domina o inglês recebe seu salário normal para a função e mais metade do seu salário por ter fluência em outro idioma.
O fato que durante muitos anos, saber falar inglês era tido como um grande diferencial, porém hoje em dia, em muitos cargos e empresas, deixou de ser diferencial para ser pré-requisito.
Como profissional e para poder se preparar e se destacar, conhecer o idioma permitirá que você tenha acesso a mais artigos, livros e notícias do seu campo de trabalho. Muitos recursos e materiais mais inovadores, não se encontram em português, logo se você consegue ter acesso a esses recursos, contribuirá para sua imagem na empresa e para sua carreira de uma forma geral.
Após ser contratado, o inglês também será essencial para que você possa crescer na sua área, principalmente se a empresa é estrangeira ou faz negócios com outros países. No mundo globalizado que vivemos, as empresas buscam um contato com multinacionais, empresas estrangeiras, fornecedores de fora, etc e procuram formar relações, parcerias e contratos de fornecimento, por exemplo, que as ajudarão a conquistar sucesso e crescer, sendo assim, o inglês permitirá que você seja visto como um funcionário capacitado para interagir com os representantes de empresas estrangeiras e, até mesmo, embarcar em viagens a negócio.
Nas áreas de tecnologia ou informática nem se fala. Mesmo que essa não seja sua área, em pleno 2020 estamos totalmente conectados e necessitamos de ambos para executar qualquer tipo de trabalho. O inglês é a língua que explica a tecnologia. As empresas, grandes ou pequenas, não podem ser dissociadas da tecnologia, são computadores e incontáveis softwares para se aprender a operar. Muitos dos manuais e tutoriais destes equipamentos estão em inglês. Mesmo que aprendamos as funções básicas dos programas, sempre há alguma dúvida sobre uma determinada ferramenta. Quando vamos pesquisar sobre o assunto as respostas mais completas estão em inglês também.
No Brasil ainda temos poucas pessoas que falam inglês fluentemente e que estejam preparadas para usá-lo no mercado de trabalho, mas podemos perceber que isso vem mudando, já que o país é visado pelas empresas, logo se você se torna uma dessas pessoas, suas chances de crescimento profissional são muito maiores. Ainda temos muito que construir, mas é bom que os futuros funcionários e empreendedores tenham a consciência de que isso tem que ser mudado e de que os brasileiros se integrem cada vez mais à comunidade internacional visando o futuro do nosso pais.